Tratamento para controle do odor de efluentes - FluidFeeder

Tratamento para controle do odor de efluentes

O controle do odor é um dos desafios mais significativos enfrentados pelas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). Isso porque o cheiro forte e desagradável se tornam fonte de queixas da vizinhança, prejudicando as relações com a comunidade. 

Além disso, também pode ser um grande incômodo para os próprios operadores das estações. Afinal de contas, essas pessoas convivem diariamente com essas condições. Isso sem mencionar as consequências ambientais geradas pelo mau odor como. Aqui podemos incluir a emissão de compostos químicos nocivos e a contribuição para o aquecimento global.

Continue a leitura para descobrir a melhor forma de fazer o controle de odor em ETEs. Além disso, saiba também como esse tratamento pode beneficiar sua empresa!

Como funciona o tratamento para controle do odor de efluentes?

Uma das formas mais comuns e eficazes de controlar o odor de efluentes é por meio de lavadores de gases. Esses equipamentos são responsáveis por limpar o ar contaminado liberado nas ETEs.

Funciona assim:

Um sistema de exaustão suga o ar contaminado e direciona-o para uma torre de lavagem de gases. Dentro dele, as partículas poluentes serão isoladas por um meio filtrante líquido (solução neutralizante) ou sólido. 

Todas as substâncias poluentes ficam retidas dentro dos lavadores. E isso inclui as que podem ser nocivas à saúde e ao meio ambiente. Assim, esse tipo de equipamento pode fazer a lavagem de elementos como:

  • Fumaça (incluindo fumaça de graxa);
  • Vapores de gordura;
  • Pó e fuligem;
  • Partículas ácidas;
  • Carvão vegetal;
  • Compostos orgânicos;
  • Partículas oriundas de processos químicos;
  • Entre outros. 

 

Posteriormente, esse ar contaminado que estava na torre do lavador de gases é tratado e, depois, eliminado de maneira segura. Enquanto isso, enquanto o ar limpo retorna para a atmosfera. 

Dessa forma, é possível evitar que os moradores da vizinhança e os colaboradores inalem ar poluído. 

Benefícios da utilização de tratamentos para controle de odor de efluentes

Ao optar por utilizar métodos modernos e eficientes como os lavadores de gases, sua empresa poderá proteger o ambiente ao redor e garantir o bem-estar de todos. Além disso, esses equipamentos também trazem benefícios como:

  • Garantia de um ar mais limpo e livre de agentes contaminantes. Isso beneficia os colaboradores da ETE e os moradores da região onde ela está instalada;
  • Alta eficiência na filtragem de gases e vapores que causam o mau odor;
  • Não interferência nos processos da estação de tratamento;
  • Além disso, melhoria da qualidade de vida da população local;
  • Ótimo custo-benefício, levando em conta o investimento feito e as vantagens e benefícios proporcionados;
  • E ainda, a certeza de que a ETE esteja em conformidade com as legislações e normas ambientais. Isso também lhe ajudará a evitar multas.

 

Por que contratar a Fluid Feeder para um projeto de controle de odores

A Fluid Feeder é especializada em tratamentos para controle de odores em Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e outras instalações industriais. Projetamos e desenvolvemos equipamentos personalizados sob encomenda para atender a demanda e às necessidades do cliente.  

Contamos com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas para o controle de odores. Ainda oferecemos suporte e manutenção para garantir o funcionamento ideal dos sistemas de controle de odores a longo prazo.

Nossas soluções são sustentáveis e muito duráveis. Elas realizam o tratamento dos odores de forma eficaz, sem comprometer os processos de tratamento de efluentes. E isso com um excelente custo-benefício!

Se você tem dúvidas ou quer conhecer mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo. Clique AQUI para falar conosco!

 

    Solicitar Orçamento