Fluid Feeder apresenta novidades na FENASAN 2024
Institucional Publicado em 31/10/2024A Fluid Feeder, especialista em soluções para tratamento de água e efluentes, marcou presença na Feira Nacional de S...
Recentemente, a Fluid Feeder recebeu a recertificação ISO 9001. E o fato representou um marco muito importante para a gestão da qualidade da nossa empresa. Mas, de fato, o que significa a recertificação de uma norma internacional?
É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Além de entender como funciona a ISO 9001, precisamos compreender como se dá a recertificação, a sua importância e os processos envolvidos.
Então, convidamos você a continuar a leitura. Saiba mais a respeito da recertificação e do que ela representa para a indústria.
Em suma, a ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece diretrizes a respeito da gestão da qualidade de empresas. Assim, ela contribui diretamente para diversas questões. Estas irão beneficiar os colaboradores, clientes e os próprios gestores da empresa.
Por exemplo, a ISO 9001 melhora a eficiência dos processos da indústria, reduz falhas, aponta melhorias, reforça alguns critérios e estabelece padrões. Tudo isso vai garantir a excelência dos produtos e serviços oferecidos. Afinal, seu foco está em observar todas as etapas dos processos e não apenas o resultado final.
Dessa forma, podemos dizer que a ISO 9001 não vai observar somente o produto ou serviço final oferecido pela empresa. Mas sim todos os processos envolvidos neles. Desse modo, entra em cena a otimização de processos, agilidade dos mesmos e segurança das pessoas envolvidas.
Por fim, uma empresa com a certificação ISO 9001 é uma empresa que se adequa a essas questões. Ou seja, ela oferece produtos e serviços de qualidade e seus processos são saudáveis para que essa excelência seja alcançada.
Chegamos na recertificação ISO 9001. Em termos gerais, recertificação significa renovar determinada certificação. Afinal, as certificações não duram para sempre e possuem prazos pré-definidos.
No caso da ISO 9001, para obter essa certificação, a empresa passa por uma vistoria realizada por técnicos. Nela todos os processos da empresa são observados. Só depois de uma avaliação minuciosa é que a certificação é concedida.
Mas, como já destacamos, ela tem um prazo. Nesse sentido, a ISO 9001 possui validade de três anos. Quando há a renovação da certificação, significa que a empresa atingiu a recertificação ISO 9001.
E ela é de suma importância para a indústria. Caso contrário, a empresa perderá a certificação. E isso será prejudicial para os negócios e até mesmo para o futuro da organização.
Dessa forma, a recertificação ocorre depois que a certificação expira. O seu objetivo é viabilizar uma melhora contínua nos processos de gestão da empresa.
A recertificação é um elo de um ciclo muito importante para as indústrias. Em suma, esse ciclo envolve:
Então, todas essas etapas precisam ser cumpridas. Por exemplo, se a empresa não obter a recertificação, ela vai quebrar esse ciclo, o que será muito prejudicial.
Além disso, a recertificação representa um amadurecimento do sistema de gestão da empresa. Isso traz mais agilidade, eficiência e segurança em seus processos!
Como já mencionamos ao longo deste artigo, a recertificação é fundamental para empresas que buscam a excelência nos serviços prestados. Porém, não podemos deixar de mencionar que manter essa excelência por anos e anos é um desafio.
Os gestores precisam estar preparados para isso, realizando diversas ações estratégicas voltadas para a eficiência e segurança das etapas de produção e dos serviços prestados. A Fluid Feeder conseguiu viabilizar isso, alcançando a recertificação ISO 9001.
Se quiser saber mais ou quer conhecer a nossa empresa e nossa filosofia de atuação, entre em contato conosco e converse com nossa equipe de especialistas.