Recertificação ISO 9001: o que representa para a indústria? - FluidFeeder

Recertificação ISO 9001: o que representa para a indústria?

Recentemente, a Fluid Feeder recebeu a recertificação ISO 9001. E o fato representou um marco muito importante para a gestão da qualidade da nossa empresa. Mas, de fato, o que significa a recertificação de uma norma internacional?

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Além de entender como funciona a ISO 9001, precisamos compreender como se dá a recertificação, a sua importância e os processos envolvidos. 

Então, convidamos você a continuar a leitura. Saiba mais a respeito da recertificação e do que ela representa para a indústria.

Norma ISO 9001: o que é?

Em suma, a ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece diretrizes a respeito da gestão da qualidade de empresas. Assim, ela contribui diretamente para diversas questões. Estas irão beneficiar os colaboradores, clientes e os próprios gestores da empresa.

Por exemplo, a ISO 9001 melhora a eficiência dos processos da indústria, reduz falhas, aponta melhorias, reforça alguns critérios e estabelece padrões. Tudo isso vai garantir a excelência dos produtos e serviços oferecidos. Afinal, seu foco está em observar todas as etapas dos processos e não apenas o resultado final.

Dessa forma, podemos dizer que a ISO 9001 não vai observar somente o produto ou serviço final oferecido pela empresa. Mas sim todos os processos envolvidos neles. Desse modo, entra em cena a otimização de processos, agilidade dos mesmos e segurança das pessoas envolvidas. 

Por fim, uma empresa com a certificação ISO 9001 é uma empresa que se adequa a essas questões. Ou seja, ela oferece produtos e serviços de qualidade e seus processos são saudáveis para que essa excelência seja alcançada. 

Recertificação ISO 9001

Chegamos na recertificação ISO 9001. Em termos gerais, recertificação significa renovar determinada certificação. Afinal, as certificações não duram para sempre e possuem prazos pré-definidos. 

No caso da ISO 9001, para obter essa certificação, a empresa passa por uma vistoria realizada por técnicos. Nela todos os processos da empresa são observados. Só depois de uma avaliação minuciosa é que a certificação é concedida. 

Mas, como já destacamos, ela tem um prazo. Nesse sentido, a ISO 9001 possui validade de três anos. Quando há a renovação da certificação, significa que a empresa atingiu a recertificação ISO 9001. 

E ela é de suma importância para a indústria. Caso contrário, a empresa perderá a certificação. E isso será prejudicial para os negócios e até mesmo para o futuro da organização. 

Dessa forma, a recertificação ocorre depois que a certificação expira. O seu objetivo é viabilizar uma melhora contínua nos processos de gestão da empresa. 

Ciclo das certificações

A recertificação é um elo de um ciclo muito importante para as indústrias. Em suma, esse ciclo envolve:

  • Aplicação de um Sistema de Gestão pela Organização;
  • Pré-Auditoria de Certificação;
  • Auditoria Inicial, ou seja, análise dos pontos mais importantes no processo de certificação;
  • Auditoria de Certificação, que consiste em um parecer sobre recomendação;
  • Em seguida, auditoria de manutenção, que pode ser semestral ou anual;
  • Recertificação, que ocorre a cada três anos, condicionada às auditorias de manutenção.

Então, todas essas etapas precisam ser cumpridas. Por exemplo, se a empresa não obter a recertificação, ela vai quebrar esse ciclo, o que será muito prejudicial. 

Além disso, a recertificação representa um amadurecimento do sistema de gestão da empresa. Isso traz mais agilidade, eficiência e segurança em seus processos! 

Obtendo a recertificação

Como já mencionamos ao longo deste artigo, a recertificação é fundamental para empresas que buscam a excelência nos serviços prestados. Porém, não podemos deixar de mencionar que manter essa excelência por anos e anos é um desafio. 

Os gestores precisam estar preparados para isso, realizando diversas ações estratégicas voltadas para a eficiência e segurança das etapas de produção e dos serviços prestados. A Fluid Feeder conseguiu viabilizar isso, alcançando a recertificação ISO 9001

Se quiser saber mais ou quer conhecer a nossa empresa e nossa filosofia de atuação, entre em contato conosco e converse com nossa equipe de especialistas. 

    Solicitar Orçamento