Fluid Feeder apresenta novidades na FENASAN 2024
Como funciona Publicado em 31/10/2024A Fluid Feeder, especialista em soluções para tratamento de água e efluentes, marcou presença na Feira Nacional de S...
Atualizado dia 09 de Setembro de 2021
A cloração é um processo de desinfecção, isto é, de eliminação de organismos patogênicos da água e/ou efluente (esgoto). O cloro penetra nas células dos microrganismos e reage com suas enzimas, destruindo-as.
O cloro funciona como desinfetante no tanque de contato que está instalado no final do sistema de um tratamento de esgoto de acordo com a necessidade.
O dosador de cloro é fundamental durante o processo de desinfecção nas estações de tratamento de água e efluentes (ETA’s e ETE’s). Nele estão inclusos o sistema completo de dosagem de cloro gás incluindo todas as etapas de armazenamento, medição, controle e dosagem.
O cloro, apesar de não ser corrosivo em seu estado puro, pode se tornar bastante corrosivo aos metais comuns ao ser misturado com água. Em sua função no tratamento e desinfecção de água, o cloro atua com três vezes mais eficiência contra a bactéria Escherichia Coli (comumente encontrada nas estações), sendo assim um poderoso agente no combate contra a contaminação.
Durante esse processo, ocorre a reação no qual são formados o ácido clorídrico e o ácido hipocloroso.
Após essa reação química, é importante que o ácido ainda permaneça em contato com a água por 15 a 30 minutos. Esse é o tempo ideal para que este reaja com as bactérias e outros microrganismos, eliminando-os.
Além da eliminação de bactérias e outros microrganismos, o dosador de cloro pode também ser usado no controle de doenças, no controle de algas e na remoção de odores.
O cloro é considerado seguro, se usado da forma correta, tanto que é o mais usado no processo de desinfecção de água e está de acordo com a regulamentação da Anvisa.
Crédito: LauriPatterson / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus