Fluid Feeder apresenta novidades na FENASAN 2024
Imprensa Publicado em 31/10/2024A Fluid Feeder, especialista em soluções para tratamento de água e efluentes, marcou presença na Feira Nacional de S...
No dia 13 deste mês de julho se comemora o Dia do Engenheiro de Saneamento ou Sanitário (profissional como algumas outras definições e atribuições). A data foi criada em homenagem ao dia da aprovação da lei nº 4.089, de 13 de julho de 1962, que garantiu a criação do Departamento Nacional de Obras de Saneamento
Trata-se de uma alusão para celebrar uma das profissões de extrema importância no Brasil e no mundo, e que garante tanto a proteção da saúde pública, quanto a preservação do meio ambiente por meio da exploração do uso da água e descarte de efluentes.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea – atualmente há 1.642 engenheiros sanitários no Brasil inscritos na autarquia, número que segundo o órgão pode ser maior, já que este profissional pode ter diversos nominações ou atribuições.
Para que se tenha melhor clareza dessa profissão, é o engenheiro sanitarista, como também é chamado, que realiza estudos, faz pesquisas de campo, cria possibilidades e cuida da parte técnica e operacional para que as pessoas possam usufruir da água encanada em casa, trabalho ou em outros lugares, e que os seus descartes, rejeitos ou dejetos sejam apropriadamente conduzidos a estações de tratamento de esgoto.
É missão desse profissional de saúde pública ainda o cumprimento dos processos voltados para a infraestrutura do saneamento no Brasil que vai desde o controle do abastecimento e tratamento de água; construção e gerenciamento de sistemas de esgotos e drenagem urbana; ao manejo de resíduos sólidos. Ele melhora a vida da população principalmente com o controle de poluição ambiental, entre outras atribuições complementares.
O saneamento básico é um problema muito sério e que sempre exige um olhar mais atento no País, cabendo aos engenheiros de saneamento (outra forma que são conhecidos) ou sanitários, através das suas responsabilidades profissionais, a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos, com foco na garantia às comunidades que recebam serviços de saúde adequados, auxiliando especialmente na prevenção de doenças ou mesmo epidemias, e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Atentos principalmente às regulamentações ambientais, dentro das empresas privadas ou órgãos públicos, os engenheiros de saneamento, ainda colaboram em projetos que promovem a responsabilidade social corporativa.