Como o lavador de gases é usado para controle de odor industrial? - FluidFeeder

Como o lavador de gases é usado para controle de odor industrial?

Utilizar um lavador de odores é fundamental em muitos segmentos industriais. Seu objetivo é controlar o odor proveniente de inúmeros processos. Dessa forma, é possível eliminar e dissipar cheiros que podem ser nocivos para a saúde e meio ambiente. 

Assim, este equipamento é utilizado para isso. Conhecido também como lavador de gases, ele possui especificações que viabilizam alta eficiência nesse processo. Mas, afinal, como o lavador de gases é usado no controle dos odores? É isso que vamos ver no artigo de hoje. Continue a leitura e saiba como o equipamento funciona e aplicações. 

Como funciona o processo da lavagem de odores?

A lavagem de odores por ser feita através de solução química neutralizante ou ainda com meio adsorvente. Em todos os casos, o objetivo é remover as partículas poluentes do ar. Afinal, são elas que causam os odores. Nesse sentido, o problema não é apenas o mau cheiro. Mas também a poluição desses gases, que prejudicam tanto a saúde como o meio ambiente. 

Dependendo das características do gás liberado nos processos industriais, ele pode ser mais ou menos nocivo, ocasionando odores diversificados. Desse modo, ao eliminar as partículas poluentes, o mau cheiro também é eliminado e o ar fica limpo. E isso é essencial para a saúde e bem-estar das pessoas. 

Assim sendo, um dos processos mais comuns para a lavagem de odores é o uso de uma solução neutralizante. Nesse caso, o ar é captado por um sistema de exaustão e transferido por dutos até a torre de neutralização. 

Lá, ele entra em contato com a solução, que é nebulizada por meio de bicos spray. Dessa forma, há uma reação química, que promove a lavagem dos gases, eliminando posteriormente ar limpo para a atmosfera.

Já o lavador com meio adsorvente faz o uso de um meio filtrante sólido para neutralizar os gases. Aqui também há uma reação química, mas ela ocorre de forma diferente em comparação ao lavador que usa solução química. 

Principais aplicações para um lavador de odores industrial

O lavador de odores pode ser aplicado em vários tipos de indústrias. E tudo de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Nesse sentido, podemos citar alguns exemplos, como:

  • Caldeiras, fornos, incineradores e outros equipamentos semelhantes;
  • Estações de tratamento de efluentes e resíduos industriais oriundos de segmentos como o químico, petrolífero, entre outros;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Usinas de álcool, açúcar e asfalto.

Em suma, o lavador de odores pode ser utilizado em qualquer indústria que emita odores fortes e prejudiciais durante sues processos. Assim, indústrias que trabalham com produtos químicos, por exemplo, estão entre as mais beneficiadas pelo uso desse equipamento. Mas não podemos deixar de mencionar ainda as estações de tratamento de esgoto, como ressaltamos acima. 

Onde os lavadores de gases podem ser utilizados?

De acordo com o que falamos até agora, podemos afirmar que os lavadores de gases são utilizados em muitos setores. Dessa forma, eles realizam o controle de substâncias que porventura podem contaminar o ambiente, causar poluição e até mesmo aumentar as chances de incêndios e explosões. 

Por isso, estamos falando de questões que envolvem sustentabilidade, conforto, segurança e bem-estar. E não apenas dos colaboradores das indústrias, mas de seus clientes, fornecedores e de toda a vizinhança. Afinal de contas, os processos industriais impactam diretamente a vida das pessoas que moram próximas. 

Então, para ter acesso ao que há de melhor e mais moderno em relação ao lavador de odores, conte com a ajuda da Fluid Feeder. Trabalhamos com equipamentos altamente eficientes e ainda podemos elaborar um projeto personalizado levando em conta as exigências da sua empresa. 

Converse com nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo! 

    Solicitar Orçamento