Lavador de Gases com Solução Química Neutralizante - FluidFeeder

Lavador de Gases com Solução Química Neutralizante

lavador de gases industrial

Projetado e fabricado de acordo com normas brasileiras e internacionais (ABNT, Abiclor, CETESB, Chlorine Institute, ANSI), o sistema de exaustão e neutralização de gases da Fluid Feeder oferece segurança operacional e ambiental em processos que liberam gases tóxicos ou perigosos, podendo estar presentes em ETA’s, ETE’s ou em indústrias. Estes sistemas também são conhecidos como lavadores de gases.

Aplicações

O sistema de exaustão e neutralização de gases pode ser utilizado em situações emergenciais, ou seja, em casos de vazamento de gases tóxicos, como o gás cloro utilizado no tratamento de água; e também pode ser aplicado no controle de odores, sendo muito comum a presença de gás sulfídrico e amônia emanados no tratamento de esgotos.

Portanto, os lavadores de gases podem ser utilizados em todo local onde haja armazenamento e manuseio de cloro gás, além de liberação de odores, em Estações de Tratamento de Água e Esgoto, tanto em serviços públicos como privados.

Parâmetros de Dimensionamento

De acordo com o “Manual do Cloro”, da Abiclor – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados, a vazão de descarga ou vazamento de cloro gás em cilindros depende de sua capacidade e, de acordo com essa capacidade, é dimensionado o sistema de exaustão e neutralização de gases. O volume da solução neutralizante (soda cáustica 20%) deve ser suficiente para o abatimento do gás cloro com autonomia definida no projeto, segundo as necessidades técnicas e de segurança do cliente. O dimensionamento da vazão de ar contaminado deve permitir uma taxa de renovação do ar da sala de cilindros de aproximadamente 40 trocas por hora, o que corresponde a uma troca do volume total de ar em um período de 1 a 3 minutos.

No caso de controle de odores, recomenda-se uma taxa de renovação do ar de 5 a 15 trocas por hora, sendo 15 quando houver trabalhadores no local. Da mesma forma, é feito o dimensionamento da vazão de ar contaminado e do volume de solução neutralizante, que também depende de quais gases estão presentes no odor emanado, além das necessidades técnicas e de segurança do cliente.

Design Geral

Este sistema é composto por tanques para armazenamento de solução neutralizante, torre com enchimento e bicos pulverizadores, bombas de transferência, painel de comando elétrico, exaustor e tubulações necessárias para montagem e perfeito funcionamento do sistema. Os lavadores são projetados para montagem dentro de diques de contenção para produtos químicos, a fim de garantir maior segurança aos operadores.

Princípio de Operação

A operação do lavador de gases consiste na exaustão do ar contaminado, ou seja, ar mais gases contaminantes, através dos dutos de condução até a torre de neutralização do lavador, onde esse ar toma contato intenso com a solução neutralizante na câmara de enchimento. O banco de enchimento é nebulizado pelos bicos spray, de forma a aumentar a área de contato entre o ar e a solução, promovendo a reação química de neutralização, e assim eliminando 100% do gás residual presente no ar. Em seguida, o ar sai pela chaminé, passando por um retentor de gotículas e saindo para a atmosfera livre dos gases contaminantes e de umidade.

Faça Aqui o Download Faça Aqui o Download do Catálogo Completo!

Galeria Lavador de Gases com Solução Química Neutralizante

Solicite orçamento deste produto Agora
logo iso9001