Como os lavadores de gases na indústria contribuem para a qualidade do ar - FluidFeeder

Como os lavadores de gases na indústria contribuem para a qualidade do ar

Ao longo de vários artigos aqui do blog, destacamos a importância dos lavadores de gases na indústria. Falamos também como eles são aplicados nos mais variados segmentos. E um dos benefícios que sempre é citado (e não poderia ser diferente) é o fato dos lavadores contribuírem com a qualidade do ar.

Nesse sentido, no artigo de hoje queremos falar mais sobre essa vantagem especificamente. Afinal, como os lavadores de gases são equipamentos importantes para a qualidade do ar de forma geral?

Então, veja na sequência como funcionam os lavadores de gases e como eles atuam no quesito controle de poluição. 

Funcionamento dos lavadores de gases na indústria

De maneira geral, os lavadores de gases realizam um processo que chamamos de lavagem de gases. Por meio de projetos elaborados para cada tipo de indústria, os lavadores de gases, a partir de um sistema de exaustão, coletam o ar liberado nos mais variados processos industriais. 

Esse ar está poluído, repleto de substâncias muitas vezes nocivas à saúde e ao meio ambiente. Assim, quando esse ar entra no lavador, inicia-se um processo de lavagem. Em suma, o ar será direcionado a um compartimento específico. E, lá, a partículas poluentes serão isoladas, seja através de um meio filtrante líquido (solução neutralizante) ou sólido. 

Por fim, os poluentes ficam retidos dentro dos lavadores, enquanto o ar limpo retorna para a atmosfera. Vale destacar que os poluentes retidos nos lavadores posteriormente são eliminados de forma definitiva. Eles obedecem a uma série de questões envolvendo a sustentabilidade, para que não poluem o meio ambiente. 

Substâncias eliminadas pelo sistema de lavagem de gases

Os lavadores de gases na indústria têm autonomia para reter e eliminar diversas substâncias que são insalubres para os seres humanos, animais e natureza de forma geral. 

Cada empresa possui seus próprios processos e, assim, originam partículas diferentes. Mas é aí que o lavador de gases se destaca. Ele é um equipamento extremamente versátil, com capacidade de fazer a lavagem de muitos tipos de poluentes. Nesse sentido, podemos citar: 

  • Fumaça (incluindo fumaça de graxa);
  • Vapores de gordura;
  • Pó e fuligem;
  • Partículas ácidas;
  • Carvão vegetal;
  • Compostos orgânicos;
  • Partículas oriundas de processos químicos;
  • Entre outros. 

Assim sendo, os lavadores de gases são amplamente utilizados na indústria. Além disso, eles podem ser aplicados também para viabilizar o resfriamento dos gases coletados. Depois, esses gases vão passar pelo processo de neutralização e o ar limpo será reinserido no meio ambiente. 

Onde esses equipamentos podem ser utilizados?

Por conta de suas características no que diz respeito à lavagem de gases e melhoria da qualidade do ar, esses equipamentos são muito requisitados em diversos segmentos industriais, como:

  • Indústrias químicas (inclusive as farmacêuticas);
  • Indústrias de plástico;
  • Setor de metalurgia;
  • Setor de mineração;
  • E em estações de tratamento de água residuais;
  • Entre outros.

Além disso, os lavadores de gases podem ser utilizados em toda indústria que possua fornos, caldeiras, fornalhas e estufas. Dessa forma, eles irão melhorar a qualidade do ar, reduzir a emissão de poluentes, controlar substâncias combustíveis e deixar o ambiente mais seguro para todos. 

O resultado disso tudo é um ar mais limpo. Os lavadores ainda permitem um controle eficiente do odor. Por fim, há a possibilidade de elaboração de projetos personalizados. O objetivo é atender de forma específica cada tipo de indústria, de acordo com suas exigências e necessidades. 

E, nesse quesito, a Fluid Feeder pode te ajudar. Afinal, somos autoridade nesse assunto e desenvolvemos projetos eficientes para empresas dos mais variados segmentos. Assim, você pode entrar em contato conosco, conhecer mais os nossos serviços e saber detalhes dos lavadores de gases na indústria.

    Solicitar Orçamento