Detector de gases: Setores industriais
O detector de gases é indispensável em diversos setores industriais, sobretudo naqueles que geram gases tóxicos e inflamáveis. Nesse sentido, cabe destacar a importância desse item para a saúde dos colaboradores e para a preservação do meio ambiente.
E, claro, é o dever da indústria proporcionar total segurança para os trabalhadores. E isso inclui manter o ar agradável e respirável. Dessa forma, a seguir vamos falar um pouco mais sobre detector de gases e suas características principais.
Diante de qualquer dúvida ou se precisar contar com esse item na sua empresa, entre em contato com a equipe da Fluid Feeder.
Detector de gases: definição
De maneira geral, o detector de gases é um aparelho capaz de identificar vários tipos de gases. Muitos deles são liberados na atmosfera durante processos industriais.
Assim, ele consegue avaliar se determinado ambiente está livre de gases tóxicos e inflamáveis. Existem vários tipos de detectores de gases. Eles podem ser estacionários ou portáteis, por exemplo.
Os estacionários são instalados de forma fixa em um local estratégico do ambiente. Já os portáteis normalmente ficam em uma altura mais baixa. Inclusive, esse modelo pode ficar pendurados no pescoço do colaborador. Em ambos, o aparelho irá emitir sinais ao detectar a presença de gases na atmosfera.
Esses sinais podem ser sonoros, visuais e sensoriais. Por isso a presença de luzes, alarmes e sensores é comum em um detector de gases.
Além do mais, com a evolução da tecnologia, hoje em dia temos os chamados aparelhos multifuncionais. Eles são capazes de detectar vários tipos de gases ao mesmo tempo, o que não acontecia antigamente.
Funções e vantagens do detector de gases
Os sensores dos detectores de gases são extremamente sensíveis e eficientes. Assim, sua função será detectar o mais rápido possível a presença de gases nocivos na atmosfera.
Mas dependendo da atividade industrial e do gás gerado, pode haver um limite permitido da presença do gás no ar. Nesse caso, o detector de gases tem como objetivo identificar e avisar se esse limite foi ultrapassado.
Em todas os cenários, o intuito será preservar a segurança dos colaboradores e a qualidade do ar atmosférico. Nesse sentido, o detector de gases pode identificar agentes de risco. Estes incluem o monóxido de carbono, ácido sulfídrico e até mesmo o nível do oxigênio do ambiente.
Com um detector de gases devidamente instalado no ambiente ou em posse do trabalhador, a indústria garante a segurança das atividades realizadas.
Escolhendo o aparelho certo
É muito importante contar com o aparelho certo. Para isso, é preciso levar em consideração:
- Classes dos gases. Temos várias categorias de gases, que incluem, por exemplo, os gases inflamáveis, os tóxicos, os compostos orgânicos, radiações, entre outros. Dessa forma, você deve escolher o ideal levando em conta os gases gerados na sua indústria. Há detectores específicos ou os multifuncionais;
- Monitoramento. A forma de monitoramento vai determinar se o detector mais adequado é o fixo ou o portátil;
- Aplicação. Qual será a finalidade do detector de gases? Fazer o monitoramento em espaço confinado? Detectar gases inflamáveis? Essas questões também influenciam na escolha do aparelho;
- Sensibilidade. Por fim, temos a questão da sensibilidade, para o correto ajuste do aparelho.
Então, para escolher o detector de gases certo e usufruir de todas as vantagens desse aparelho, é fundamental entrar em contato com uma empresa de confiança. Nós, da Fluid Feeder, contamos com décadas de experiência em detectores de gases.
Assim, fabricamos um aparelho perfeito para as necessidades da sua indústria. Prezando sempre pela segurança, tecnologia de ponta e durabilidade dos produtos oferecidos. Converse com nossa equipe e veja como podemos auxiliá-lo na aquisição e instalação de detector de gases na sua indústria.
Faça Aqui o Download do Catálogo Completo!
Solicite orçamento deste produto Agora