Detector de gases: em espaço confinado
O detector de gases em espaço confinado é um aparelho fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, quando falamos em locais com essas características precisamos destacar alguns pontos relevantes.
E é sobre isso que se trata este artigo. Veja na sequência o que define um espaço confinado e porque ele necessita de atenção redobrada no quesito segurança. Além disso, confira como se dá o funcionamento do detector de gases em espaço confinado.
A função do detector de gases em espaço confinado
Um detector de gases tem como objetivo identificar vazamentos de gases prejudiciais no ar atmosférico. Esses gases podem ser tóxicos, asfixiantes, explosivos, alergênicos e causar diversos problemas de saúde. Além de claro, aumentar o risco de incêndios e explosões.
Dessa forma, o detector, por meio de sensores, consegue identificar e analisar a concentração de gases no ar. O aparelho emite sinais sonoros, visuais e sensoriais para alertar quanto à presença de gases nocivos no ambiente.
Algo importante para se considerar é que existem inúmeros modelos de detectores de gases em espaço confinado. Alguns são multifuncionais, conseguindo identificar vários tipos de gases ao mesmo tempo. Já outros são mais específicos.
Mas, no caso de espaço confinado, é muito utilizado o detector portátil. Esse aparelho pode ser facilmente carregado junto com o trabalhador e, geralmente, fica preso na altura do peito. Porém, há ainda os detectores fixos, que são instalados em locais estratégicos do ambiente e permanecem no mesmo lugar.
O que é espaço confinado?
A principal característica de um espaço confinado é que ele não foi projetado para pessoas. Ou seja, ambientes desse tipo apresentam condições limitadas para a ocupação humana. Mas o que isso significa?
Um espaço confinado conta com acessos de entrada e saída dificultados e ventilação insuficiente ou até mesmo inexistente. Outro detalhe interessante é que até mesmo um maquinário pode se tornar um ambiente desse tipo durante sua manutenção.
Assim sendo, os cuidados que envolvem espaços confinados precisam ser redobrados. Isso porque eventualmente são necessários trabalhos nesses espaços e a presença de pessoas se torna inevitável. Vamos ver alguns exemplos de espaços confinados:
- Tanques e silos;
- Dutos de ventilação;
- Contêineres;
- Porões e valas;
- Chaminés;
- Reatores;
- Grandes maquinários;
- Fornos e caldeiras.
Desse modo, ao ingressar em um ambiente desse tipo, o trabalhador tem que estar preparado e bem equipado. Além dos EPIs clássicos, como vestimenta adequada, capacete e máscara, o detector de gás é essencial.
Qualquer trabalho em espaços confinados precisa seguir normas técnicas. A norma que rege essa atividade é a NBR-16577. Ela fala sobre os procedimentos necessários para proteção e prevenção de acidentes nesses espaços. Mas há também a norma NR-33, que fala de segurança e saúde em espaços confinados.
Outro detalhe importante é que cada segmento industrial conta com espaços confinados com características próprias. Assim, é essencial optar pelo detector de gás certo, levando em conta também os tipos de gases gerados na indústria.
Para isso, uma empresa especializada nesse segmento será uma grande aliada para indústrias que contam com espaços confinados.
Entre em contato com a Fluid Feeder
A Fluid Feeder está nesse ramo desde 1997. E, desde 2001, contamos com uma linha de produtos e equipamentos de fabricação própria. Por isso, podemos ajudar a sua empresa no quesito prevenção de acidentes em espaços confinados.
Se você quer avaliar a aquisição de detector de gases em espaço confinado, entre em contato conosco. Dispomos de uma equipe especializada no assunto que está pronta para atender as demandas específicas da sua empresa.
Lembre-se que espaços desse tipo exigem cuidados redobrados, visando a segurança dos colaboradores, bem como o pleno desempenho da indústria. Converse conosco e conheça nossas soluções.
Faça Aqui o Download do Catálogo Completo!
Solicite orçamento deste produto Agora